Projecto Europeu PURPEST (HORIZON-CL6-2021-FARM2FORK-01)
O projecto PURPEST, financiado por fundos europeus no programa HORIZON.2.6.3 – Agriculture, Forestry and Rural Areas, teve início em janeiro de 2023 com o kick-off meeting em Oslo, Noruega.
Com coordenação do Norsk Institutt For Biookonomi (NIBIO, Noruega), e tendo o INIAV, IP como uma das 18 instituições participantes, conta com a colaboração da Universidade de Évora (Laboratório HERCULES), da DGAV – Direção-Geral de Alimentação e Veterinária) e da Associação para Valorização da Floresta de Pinho (Centro PINUS).
O Centro PINUS colabora na divulgação e disseminação dos resultados relacionados com o Nemátodo da Madeira do Pinheiro. Somos ainda membros do Conselho Consultivo, um fórum que reúne representantes de agentes económicos e da administração pública de vários países europeus e que tem por principal objetivo zelar pela adequação dos resultados aos agentes do setor.
Este projecto, com a duração de 4 anos, conta com uma dotação orçamental de 6,5 milhões de euros e visa o desenvolvimento de novas tecnologias para a criação de sensores avançados na detecção de pests florestais e agrícolas. O desenvolvimento desta tecnologia pioneira permitirá uma rápida e eficiente detecção e/ou monitorização de organismos fitoparasitas invasores contribuindo para uma gestão mais sustentável dos agroecossistemas e uma redução considerável no uso de pesticidas.