O Centro de Competências do Pinheiro Bravo (CCPB) é um fórum informal de partilha e articulação de conhecimentos, capacidades, competências e recursos, que congrega agentes económicos da Fileira do Pinho, entidades do sistema científico nacional e a administração pública. Atualmente não tem personalidade jurídica ou sede física e rege-se pelo seu protocolo de constituição.
O Centro de Competências do Pinheiro Bravo foi formalmente criado a 27 de fevereiro de 2015, data de assinatura do protocolo de constituição pelos membros fundadores.
O Centro PINUS é um dos Membros fundadores do CCPB e desde a sua fundação tem integrado a sua Equipa de Coordenação, em representação dos Agentes Económicos, juntamente com o INIAV, que representa a administração pública e a UTAD, que representa as entidades do sistema científico nacional.
O CCPB tem como missão promover o desenvolvimento e a sustentabilidade da Fileira do Pinho em Portugal pela via do reforço da investigação, da promoção da inovação, das boas práticas silvícolas e da transferência e divulgação do conhecimento.
A Agenda Portuguesa de Investigação do Pinheiro-Bravo desenvolvida pelos membros do CCPB identifica as principais linhas de investigação divididas por área temática e também as prioridades: o aumento de produção e produtividade e a avaliação do contributo do pinhal para a promoção da biodiversidade e serviços do ecossistema.