logotipo-transform.png

 

 

 

Transformação Digital do Setor Florestal para uma Economia Resiliente e Hipocarbónica

 

A Agenda transForm visa impulsionar transformações estruturais e urgentes para uma resposta eficaz aos desafios atuais do setor florestal. O consórcio transForm integra mais de 50 entidades, incluindo empresas do setor florestal, empresas produtoras de equipamentos e tecnologias e centros de saber, que é liderado pela Altri e com a coordenação técnico-científica do CoLAB ForestWISE. A Agenda é constituída por 31 projetos colaborativos, mobilizadores e complementares, para uma intervenção estruturada e concertada em toda a cadeia de valor florestal. 

O Centro PINUS está envolvido no desenvolvimento do Projeto 1.1 - Melhoramento genético e materiais florestais de reprodução - , Work package 1 - Gestão de florestas resilientes - e Atividade 1 - Melhoramento do pinheiro-bravo. Esta atividade tem como objetivo melhorar a qualidade dos Materiais Florestais de Reprodução (MFR) destinados a arborização, através do fomento do programa de melhoramento genético de pinheiro-bravo em Portugal. 

 

Objetivos específicos: 

Selecionar os melhores materiais para crescimento, forma e sanidade. 

Criar pomares de semente e uma nova geração de melhoramento. 

Aumentar a oferta, no mercado, de Materiais Florestais de Reprodução (MFR) da categoria de Selecionado, destinados a arborização.

 

Resultados esperados: 

Seleção genética nas estruturas (ensaios) existentes do programa de melhoramento para o volume e forma da árvore. 

Alarga a seleção genética à resistência a pragas e doenças, incluindo a melhoria dos critérios de seleção contra o nemátode.

Constituição de pomares de produção de semente.

Seleção de novos povoamentos de pinheiro-bravo com vista à sua inscrição no Catálogo Nacional de Materiais de Base (CNMB).

 

Resultados atingidos: 

Divulgação e disseminação:

Redes sociais do Centro PINUS

Newsletter Centro PINUS

 

Região de Intervenção: Portugal continental

Entidade Beneficiária: Centro PINUS - Associação para a Valorização da Floresta de Pinho

Parceiros:  

INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária

ISA-UTL Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa

UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas

ForestWise – Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e Fogo

 

Data de início: julho 2022

Data de conclusão: dezembro 2025

Investimento total (Centro PINUS): 329 256,63 €

Apoio financeiro: Agenda transForm, financiado através da Componente 05 – Capitalização e Inovação Empresarial (Investimento RE-C05-i01.02: Agendas/Alianças Verdes para a Inovação Empresarial, N.º 01/C05-i01/2021), dos fundos europeus atribuídos a Portugal pelo PRR, no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) da União Europeia (EU), enquadrado no Next Generation UE, para o período de 2021 -2026.

logos-site-transform.jpg

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.