Abr. 22. 2024
A presença de invasoras lenhosas é cada vez mais um desafio para os gestores florestais. Que espécies ocorrem em pinhal-bravo? Quais os seus impactos e como as controlar?
É o que iremos ver no próximo dia 8 de maio, no concelho de Ovar, das 10h às 17h00. Da parte da manhã o workshop decorre na Junta de Freguesia de Maceda e na parte da tarde, a visita de campo será em Cortegaça. Garanta o seu lugar. Inscreva-se aqui!
A identificação correta das espécies invasoras que ocorrem em pinhal e, consequentemente, o conhecimento sobre a sua biologia e ecologia são estratégicos para o seu controlo e, por vezes, erradicação. Saber prevenir a sua expansão e atuar no momento certo permite minimizar impactos ambientais e socioeconómicos.
A háquea-picante e a acácia-de-espigas são as espécies invasoras que vão ser focadas neste workshop e visita de campo. Os participantes e guias do evento irão proporcionar um espaço de partilha de informação e de troca de experiências sobre as ações que permitem reduzir o impacto destas espécies em contexto florestal.
Este é um evento copromovido entre o Centro PINUS, a Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV), o ICNF e o Centro de Competências do Pinheiro-Bravo (CCPB), com o apoio da Junta de Freguesia de Maceda.
É dirigido a técnicos florestais e gestores de pinhais, técnicos e dirigentes da administração pública, estudantes de ensino superior e investigadores.
Consulte aqui o programa e inscreva-se neste formulário. As coordenadas dos locais desta ação serão enviadas juntamente com a confirmação da inscrição.
Esta iniciativa insere-se na Semana sobre Espécies Invasoras que se assinala em Portugal e Espanha entre 4 a 12 de maio.