Jun. 15. 2022
Depois da sessão de lançamento dedicada ao Pinheiro-Silvestre na Europa Central, retomamos o ciclo “Silvicultura de pinheiro: fatores internacionais de sucesso” com um webinar sobre a produção florestal de Pinus radiata no Chile no dia 13 de julho, das 15h às 16h30, através da plataforma ZOOM.
O Pinus radiata ocupa 1.8 milhões de hectares no Chile e é utilizado para a produção de madeira. Depois de mais de 45 anos de I&D, incluindo diferentes programas de melhoramento genético, o Chile representa um caso de sucesso reconhecido internacionalmente ao alcançar ganhos de produtividade significativos desta espécie florestal.
Para partilhar conhecimento sobre estas experiências e apresentar as características desta espécie florestal, a Unidade de Silvicultura e Ecologia de pinheiro da IUFRO e o Centro PINUS, convidam Rodrigo Ahumada como orador desta sessão moderada por Nuno Calado, membro da Direção do Centro PINUS.
A abertura e a introdução ao webinar ficam a cargo de Teresa Fonseca, coordenadora desta Unidade da IUFRO e, também, docente da UTAD. No fim deste webinar está reservado um momento para perguntas e respostas.
Este ciclo é dirigido, sobretudo, a agentes do setor florestal, estudantes e investigadores de ciências florestais.
Este webinar destina-se a uma audiência global, pelo que será realizado em inglês sem tradução.
A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória, a partir deste link.
Consulte aqui o programa detalhado desta sessão.
Reveja no canal de YouTube do Centro PINUS a gravação do primeiro webinar deste ciclo: Management of Scots Pine (Pinus Sylvestris) for resilience - A Central European Perspective.
Disponibilizamos, ainda, a gravação do anterior ciclo internacional dedicado exclusivamente à produção de pinheiro-bravo que apresenta soluções e exemplos aplicados na Galiza, em Castela e Leão, Aquitânia e Austrália que podem ser replicados no nosso país.
Sobre Rodrigo Ahumada
Rodrigo Ahumada é engenheiro florestal e microbiologista especializado em patologia vegetal com 30 anos de experiência
Atualmente é Gestor do departamento de silvicultura e fitossanidade na Bioforest – Arauco. Nesta qualidade lidera e participa em diversas equipas multidisciplinares focadas no desenvolvimento e na implementação de estratégias para a prevenção de agentes patogénicos com impactos nas culturas do Chile, em particular das subsidiárias da Arauco na Argentina, Brasil e Uruguai.
Coordena e participa, ainda, em diferentes grupos e unidades de investigação, como nas ações COST PINESTRENGTH e DIAROD na IUFRO e no Consórcio de Pragas Florestais.
Relacionadas