Nov. 25. 2021
Já pode votar no "Guardião d´El Rei" sementão centenário da Mata Nacional de Leiria, o candidato do Centro PINUS à 4ª edição do concurso “Árvore do Ano 2022”, promovido em Portugal pela UNAC - União da Floresta Mediterrânica.
É com imensa alegria que recebemos a notícia de que esta notável resinosa é uma das árvores finalistas do concurso nacional que distingue a herança cultural e natural de árvores antigas, não só pelo seu papel na floresta portuguesa, como na sua relação com os lugares e as pessoas.
O Guardião d´El Rei é um pinheiro-bravo (Pinus pinaster Aiton) com mais de 200 anos e de grande porte, reconhecido pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas como “Árvore de Interesse Público” do Pinhal do Rei (n.º de processo KNJ1/589).
O pinheiro-bravo sementão que o Centro PINUS batiza de “O Guardião d´El Rei ” é um exemplar isolado reconhecido como relíquia do arvoredo antigo da Mata Nacional de Leiria e tem resistido, ao longo de duzentos anos, a desafiantes adversidades, como os grandes incêndios de 2017.
Os “sementões” foram, desde a Época Pombalina até 1914, um elemento fundamental na regeneração deste pinhal histórico por sementeira natural. Esta árvore resinosa autóctone contribui até aos dias de hoje, com a sua magnificência e fertilidade para a continuidade e preservação da Mata Nacional de Leiria.
As suas sementes viajam pelo vento, regeneram os talhões envolventes e enriquecem o banco de sementes existente no solo, constituindo o repositório de um património biológico e genético único e com possível interesse para a ciência.
A votação online pública começou no dia 25 de Novembro e decorre até 5 de janeiro em: portugal.treeoftheyear.eu
A árvore com mais votos irá representar Portugal na edição europeia do Concurso European Tree of the Year.