Dez. 19. 2024
Boas Festas! Este ano a mensagem especial de Natal do Centro PINUS acompanha uma nova ilustração inspirada na marta (Martes martes), um dos habitantes do pinhal-bravo. Este pequeno mamífero surge no tronco de um pinheiro, num pinhal de árvores serpenteadas pelos ventos de influência marítima e que existem com esta configuração em várias zonas costeiras, como a Mata Nacional de Leiria.
2024 foi um ano de muita ação para o Centro PINUS! Plantámos novas parcelas na PINUSLAND, a nossa área de demonstração, e enxertámos novos pomares produtores de sementes que vão permitir triplicar a capacidade de (re)arborização com plantas com melhoramento genético.
Estivemos na Expoflorestal como expositores e copromovemos três visitas de campo no Marão, Ovar e Pampilhosa da Serra.
Produzimos informação técnica, como a edição Controlo de háquea-picante em pinhal-bravo e lançámos 10 episódios PINUS TV. Destacamos a nova série sobre as empresas da Fileira do Pinho, com os primeiros vídeos sobre a DS Smith Paper Viana e a MADECA.
Viajámos a bordo do ciclo "Silvicultura de pinheiro: fatores internacionais de sucesso" que apresentou espécies de pinheiros plantadas no Brasil.
Trabalhámos intensamente na monitorização de políticas e interação com decisores políticos, em alguns casos em parceria, de que se destaca o trabalho desenvolvido com a ZERO, como a publicação do Barómetro de Investimento Florestal, o webinar Incentivos ao Minifúndio com Sucesso e a participação no documentário “Do Pinhal à Central”.
Publicámos a 9ª edição dos Indicadores da Fileira do Pinho e mais um Relatório sobre o PDR2020.
Interagimos com a sociedade em eventos como o Dia Internacional das Florestas e o Dia da Floresta Autóctone.
Demos a conhecer preocupações relacionadas com a ineficácia dos apoios para a gestão da floresta no programa Prova dos Factos e mostramos as oportunidades que o mercado voluntário de carbono oferece nesta reportagem da RTP.
O final deste ano ficou marcado pela proposta de corte de 44% no financiamento florestal, o que levou à iniciativa “Unidos Pela Floresta”, subscrita por 22 organizações.
Para 2025 esperam-se grandes desafios para o setor como o encerramento do PRR e do PDR2020 e o início do PEPAC, no que diz respeito a floresta. O Plano de Intervenção para a Floresta será conhecido em breve, o qual aguardamos com expectativa!
Agradecemos aos nossos associados, parceiros e seguidores pelo apoio contínuo e voto de confiança. Veja neste vídeo tudo o que aqui resumimos, mas em imagens!
Boas Festas e um próspero ano novo “apinhado” de bons momentos!
Relacionadas
Tags