Nov. 26. 2024
O Centro PINUS dedica um novo episódio PINUS TV à valorização da madeira de pinho proveniente de desbastes realizados pela Carmo Wood. O vídeo demonstra como pode o proprietário ou gestor florestal obter receitas e melhorar a produtividade do seu pinhal-bravo.
Filmado em Proença-a-Nova, concelho da região Centro onde predomina o minifúndio, este PINUS TV acompanha o trabalho das equipas florestais da Carmo Wood na seleção criteriosa do material lenhoso a cortar, numa área de regeneração natural de pinheiro-bravo densa e ainda sem gestão florestal.
Esta operação é um exemplo de um projeto da Carmo Wood que visa apoiar a produção florestal. Esta empresa associada do Centro PINUS criou equipas próprias de exploração florestal que vieram contribuir para dar resposta à falta de mão de obra especializada.
Dependendo da situação, o proprietário beneficia da valorização do pinhal ou também, adicionalmente, de alguma receita. Neste processo, o proprietário recebe também um valioso apoio técnico que permite melhorar a produtividade do seu povoamento.
Entre outras formas de aproveitamento, a madeira de pinho resultante de operações como a que vemos neste vídeo é transformada em postes e varas com aplicações na agricultura ou em estruturas de telecomunicações.
Assista aqui ao PINUS TV “Valorização da madeira de pinho proveniente de desbastes pela Carmo Wood”.
Se é produtor ou gestor de pinhal e gostaria de saber mais sobre esta iniciativa da Carmo Wood, visite este link.
Leia, ainda, o PINUSPRESS 47 com as recomendações técnicas obtidas na “Semana de Campo dedicada a desbastes em pinheiro-bravo”, organizada pelo Centro PINUS e que percorreu o país no outono de 2020 .
Disponibilizamos mais informação sobre este tema, nas edições técnicas do Centro PINUS:
- “Manual de Boas Práticas para o pinheiro-bravo”
- "Manual de Silvicultura do Pinheiro-Bravo"
- “Ferramentas de Apoio à gestão de pinhal-bravo”