Abr. 04. 2025
O Centro PINUS, representado pelo presidente da Direção João Gonçalves, participou numa reportagem da RTP, também emitida na Antena 1, que dá a conhecer alguns dos resultados do projeto-piloto Vales Floresta, concebido para o minifúndio e lançado em 2023.
A reportagem, conduzida pela jornalista Carolina Ferreira e com imagem de Pedro Teodoro, visita intervenções realizadas em áreas de regeneração natural de pinheiro-bravo resultantes do incêndio de Pedrogão Grande em 2017 e sem gestão, desde aquela data.
Um dos casos retrata proprietários que ainda residem na área e que detêm equipamentos que estão a usar para gerir o pinhal sem contratação de serviços. Este exemplo evidencia que o objetivo de religação do proprietário à floresta é estimulada por este tipo de apoio, sem o qual a gestão continuaria por realizar.
A reportagem também dá a conhecer a intervenção num pinhal cujo proprietário já não reside próximo, estando dependente da contratação de serviços silvícolas para gerir a sua propriedade. Nesta situação, o valor de 600 euros por hectare é insuficiente para pagar a totalidade do serviço que também pode ser difícil de contratar em operações de menor escala naquela região do país. Graças à equipa de sapadores florestais da APFAM - Associação dos Produtores Florestais de Alvelos e Muradal, esta intervenção é realizada a preço de custo aos associados, o que permitiu que a gestão tivesse chegado ao terreno, como realça Pedro Bento, presidente da associação.
A RTP questionou a Secretaria de Estado das Florestas sobre o futuro do Vales Floresta, que será sucedido pelo projeto Floresta Ativa, recentemente anunciado no Plano de Intervenção para a Floresta 2025-2050. Esta proposta, da qual ainda se conhecem poucos detalhes, está a ser concebida no sentido de corrigir o que terá corrido menos bem no Projeto-Piloto Vales Floresta.
De acordo com o Ministério do Ambiente e Energia citado nesta notícia do Expresso, da autoria de Carla Tomás, do total de candidaturas, 331 foram aprovadas, 318 não foram aprovadas e 21 desistiram.
Já foi divulgada a dotação do Projeto Floresta Ativa: 6 milhões de euros, valor que representa uma duplicação face ao Projeto-Piloto Vales Floresta, também financiado pelo Fundo Ambiental.
O Centro PINUS continua a trabalhar no sentido de contribuir para o desenvolvimento de apoios simplificados, tendo recentemente apresentado aos decisores políticos uma proposta no contexto da 4ª Reprogramação do PEPAC que pode ser consultada aqui.
Assista aqui e aqui às reportagens no canal de YouTube do Centro PINUS ou nos links abaixo da RTP Play.
Reportagem (RTP 1) emitida a 1 de abril no telejornal Portugal em Direto (ao minuto do 13´17 do link)
Reportagem (Antena 1) emitida a 31 de março no telejornal Portugal em Direto (ao minuto do 28´12 do link).