Mar. 21. 2025
No dia 21 de março, celebra-se por todo o mundo o Dia Internacional das Florestas!
O Centro PINUS voltou a festejar esta data especial na companhia do pinheiro-bravo, dedicando uma atividade à valorização desta espécie florestal autóctone junto da sociedade.
No pinhal-bravo do Parque Metropolitano da Biodiversidade, coorganizámos em parceria com a Câmara Municipal do Seixal e a Associação Vita Nativa, uma ação alusiva ao tema escolhido pela FAO "Floresta e Alimentos", realçando em 2025 o importante papel da floresta na produção de alimentos e na segurança alimentar.
Com a participação de 23 alunos do Colégio de Guadalupe, aprendemos a construir com criatividade diferentes comedouros para a fauna, recorrendo a materiais naturais disponíveis no pinhal.
Este workshop didáctico e divertido teve a orientação dos biólogos da Associação Vita Nativa que, ao longo do ano, dinamizam neste parque florestal inúmeras atividades de sensibilização e de educação ambiental. A pé ou de bicicleta, passam pela Casa da Biodiversidade e pelos vários espaços deste pinhal entre 1400 a 1500 visitantes, por mês.
O Parque Metropolitano da Biodiversidade é uma área florestal com 7 hectares, situado na Verdizela e sob gestão do município do Seixal. A ambição da autarquia, partilhada pelo autarca Paulo Silva, é que “este pulmão verde do concelho" se estenda por 400 hectares”, constituindo o segundo maior parque urbano da Grande Lisboa.
Este pinhal-bravo encontra-se inserido no Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 Fernão Ferro/Lagoa de Albufeira e nele já foram identificadas 856 espécies de vários grupos da fauna, flora e inclusive do reino dos fungos.
Esta comemoração, que damos a conhecer neste PINUS TV, foi ainda acompanhada por uma equipa de repórteres da RTP. A reportagem da autoria da jornalista Joana Sobreira tem emissão no Radar XS no dia 21 de março, às 08h00 e às 19h00, na RTP2. Assista aqui ao minuto 03´52.
O episódio repete ainda no domingo, 23 de março, às 7h55, na RTP1. O Radar XS é um telejornal para jovens dos 8 aos 12 anos que pretende incentivar o pensamento crítico e a cidadania.